terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como Ganhar Uma Discussão




1. Deverá expor as suas ideias de forma simples e clara. Antes de expor, ajuda se escrever os pontos principais, pois assim tem menos probabilidade de divagar e “fugir” daquilo que realmente interessa.



2. Tenha a certeza de que os factos que apresenta são verdadeiros. Se se vier a verificar que um é falso, isso irá reduzir a credibilidade de tudo aquilo que disser.



3. Ouvir as outras pessoas até ao fim. Se possível, antes de apresentar as suas ideias. Assim, elas estarão mais dispostas a ouvi-lo e você tem a oportunidade de aliar à sua apresentação alguns comentários.



4. Aprofunde a atitude das outras pessoas. Descubra porque é que têm um ponto de vista diferente do seu. Pode estar camuflada uma necessidade de auto-afirmação e de desejarem ser consideradas como “igual a...” ou “tão bons como...”.



5. Depois de expor as suas ideias, faça as pessoas falar sobre isso. Elas ficam mais disponíveis para concordar ou mudar a sua opinião, se tiverem oportunidade de falar entre todos, em vez de ouvir apenas a apresentação e dar o seu parecer.



6. As razões emocionais são tão poderosas como as racionais. Se conhecer um pouco da personalidade das pessoas que pretende convencer, conseguirá adequar melhor o seu discurso.



7. Elogie. Faça as outras pessoas sentirem-se bem sobre elas próprias, sem ser óbvio ou demasiado elogioso.



8. Saiba que demonstrar que outras pessoas concordam consigo, ajuda na sua apresentação, mas é insuficiente para ganhar uma discussão. Afinal, quando foi a última vez que você escolheu um fornecedor, apenas pela carteira de clientes que ele tinha?



9. Separe os argumentos das pessoas. As pessoas tomam as suas decisões pelas razões delas – não pelas suas. Adapte o seu argumento à pessoa que deseja convencer e não fique contra ela se não o conseguir.

João Alberto Catalão

Sem comentários:

Enviar um comentário